quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Apesar da forte inclinação gregária, percebo que a tolerância nunca foi uma característica forte no ajuntamento de pessoas, talvez por isso, a paz plena entre os povos nunca passou de uma bela quimera banhada a ouro.
A História da Civilização mostra nitidamente que a paz está entre as coisas que receberam menos esforços para que de fato acontecesse, ao contrário da tendência para se acabar com a raça uns dos outros, bastando para que isso aconteça, coisas ínfimas do modelo de vida privada que praticamos, baseado em ciumentas relações possessivas-passionais ou quando obrigados a dividir o mesmo espaço de convivência com diferenças culturais, de classe social, políticas, religiosas, étnicas e até mesmo, fenotípicas.
Nem leis, culpas, pecados e outros mecanismos de controle usados para tentar conter confrontos, proteger uns do ataque predatório de outros, costumam impedir que um tipo de incômodo devido ao grau de proximidade com aquilo que se enxerga como estranho, produza uma fricção que pode às vezes, se expressar em forma de pequenas provocações verbalizadas, piadas ou comentários depreciativos.
O curioso nisso tudo é que quando não se encontra um adversário real ou uma causa externa para começar uma guerra, procuramos incansavelmente dentro de nós mesmos, até encontrar um motivo qualquer para não viver pacificamente. Com isso, a paz torna-se cada vez mais um típico delírio humano, como são também o amor romântico e a felicidade.

5 comentários:

Camilla Dias Domingues disse...

estava falando disso essa semana com meu namorado, pois, ele colocou que a religião africana é tendenciosa e antes de Jesus chegar na África, os africanos matavam pessoas e ofereriam a um deus que só eles sabiam quem era. Tivemos uma discussão grve, cheguei a ter uma crise e querer terminar o relacionamento, porque pra mim intolerância e ignorância religiosa não fazem parte do meu dicionário. Tentei explicar que a biblia que é tendendciosa e manipuladora, escrita pela mão do homem a fim de colocar todas as outras religiões sob o manto do paganismo, assim que nasceram e ainda nascem guerras religiosas, políticas, e exterminio dos nossos irmãos.

GIL ROSZA disse...

é complicado mesmo isso. para equilibrar diferenças assim às vezes requer que de se dê um tapa bem profundo no longo cachimbo da paz! :)

Giovana disse...

Paz é um movimento de dentro pra fora. Não promove paz quem não a possui. A humanidade ainda tem muito a evoluir para que isso aconteça. Ainda somos muito jovens.

GIL ROSZA disse...

verdade! :)

MN disse...

sem conflito não tem graça,....
nem história.