quinta-feira, 5 de novembro de 2009


“O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso”. A madrugada já estava começando a envelhecer e minha jovem sobrinha insone me falava pelo skype que entre tantas que adorou, sentia nesta algo meio mau-humorado. Achamos engraçado e depois comentei que assim na seca, até parecia mesmo, mas que lendo um pouco mais, sobretudo no contexto, talvez a reflexão fosse mais pelo lado do humor "ácido-cínico" que ele costumava salpicar por cima das coisas ditas sérias. Quintana, assim como Drummond, era agnóstico confesso e talvez por isso, inteligentemente cáustico ao sacanear alguns valores cristãos como o apiedar-se diante de pequenos infortúnios.
Quanto a ser ele solitário e viver distanciado do afeto dos amigos por conta de um constante estado ruim de humor, sinceramente não creio, em vista do testemunho que esses mesmos amigos deixaram registrado. É fato que Quintana, era sim solteiro sem filhos e que morou sozinho por anos a fio num quarto de um luxuoso hotel em Porto Alegre. O dono gostava tanto dele, que lhe cedeu o cômodo por tempo indeterminado, sem cobrar um tostão pela diária e com refeições incluídas. Diferente do que acontecia com o Drummond ou o Vinicius, que eram aposentados do serviço público e muito bem remunerados, Quintana contava com a vaquinha dos amigos para estar sempre com alguma graninha no bolso. Depois que o velho Hotel Majestic encerrou as atividades para virar a rosada Casa de Cultura Mario Quintana, outra moradia teve de ser providenciada. Foi então que Paulo Roberto Falcão, ex-jogador da seleção brasileira, ídolo do “Inter” de Porto Alegre, amigo, admirador, além de proprietário do Hotel Royal, cedeu a Quintana um novo quarto. Novamente o poeta que morava sozinho, mas não era solitário, vivia num hotel com direito a refeições e sem precisar pagar diária. Assim, ele que certamente tinha muitos problemas, também teve alguns deles resolvidos com uma ajudazinha de alguns amigos.
"Yes, I get by with a little help from my friends" [ Lennon & McCartney ]

4 comentários:

Camilla Dias Domingues disse...

me deu vontade de te deixar essa música, nem sei se tem algo a ver com o post mas liberdade de expressão e não contrariemos as vontades!!! rs!


Sabe, gente.
É tanta coisa pra gente saber.
O que cantar, como andar, onde ir.
O que dizer, o que calar, a quem querer.

Sabe, gente.
É tanta coisa que eu fico sem jeito.
Sou eu sozinho e esse nó no peito.
Já desfeito em lágrimas que eu luto pra esconder.

Sabe, gente.
Eu sei que no fundo o problema é só da gente.
E só do coração dizer não, quando a mente.
Tenta nos levar pra casa do sofrer.

E quando escutar um samba-canção.
Assim como: "Eu preciso aprender a ser só".
Reagir e ouvir o coração responder:
"Eu preciso aprender a só ser."

Gilberto Gil - Eu preciso aprender a ser só


PS: é que na verdade nesse momento eu queria que alguém me mandasse essa música, ou me fizesse entender forçosamente o que ela quer dizer... tá foda!!!!

GIL ROSZA disse...

vem cá. vittualmente, me dá um abraço. =).
geralmente uma companhia ou companhias, é bom sim, é gostoso, aconchega, mas dependendo do tipo de solidão que se tem, ela nao resolve mto e o Gil que é foda na metalinguagem fez isso no final da musica:

"E quando escutar um samba-canção.
Assim como: "Eu preciso aprender a ser só".
Reagir e ouvir o coração responder:
"Eu preciso aprender a só ser."
_______

sacou a diferença entre_ aprender a "ser (estar) só(solitário)_ com a expressão_ aprender a só (apenas) ser (existir)? num sei, mas pode ser por ae...

bejao!

Camilla Dias Domingues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camilla Dias Domingues disse...

eu entendi, e saquei muito bem a diferença mas naquele momento preferi mentir que nada entendi, as vezes dói menos mentir para nós mesmos manja?