segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


Soa meio esquisito falar que havia calmaria nos arredores do posto 6 num sábado de madrugada, ainda mais àquela hora, mas a verdade é que havia sim e a prova era o franzino carioca itabirano sentado em bronze de pernas cruzadas, sem ser importunado por turistas ou vândalos. Pode-se dizer que a única coisa que o incomodava um pouquinho, era o vento frio da orla batendo-lhe nas costas sob a camisa fina. Uma vez, houve um movimento que pretendia virá-lo para o Atlântico deixando-o de costas para a Atlântica, mas é sabido que poeta algum aceitaria ser tão comodamente poupado do castigo de Sísifo, do destino de Prometeu. O louro do poeta é ser tachado de maldito e no caso dos chacais de Copa, a via-crucis mais importante era ser arrastado Rainha Elizabeth acima até o Arpoador por um rio caudaloso de furiosos falsos pudicos.
Não é à toa que dentre os que jaziam penando no inferno de Dante, estavam dois poetas que caminhavam calmamente por entre os que agonizavam e gemiam implorando refrigério. Um deles, numa procura inútil por Beatriz e o outro, em busca duma razão que fizesse tudo valer a pena até mesmo quando se sabe que a alma é pequena.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Não tenho palavras para comentar seu texto. Desculpe, alguns textos têm esse poder sobre mim, me deixam algum tempo navegando, no ar, abobalhada, sem condições de pronunciar qualquer palavra inteligente. Foi assim com Ascese, de Kazantzakis, por exemplo. Eu simplesmente não conseguia ler o livro, tamanho o medo/encantamento que sentia. Você escreve muitíssimo bem, é tudo o que consigo dizer, aliada ao senso-comum, como uma boba mesmo. Beijos
Carol

GIL ROSZA disse...

Oi Carol. Que responsabilidade essa sobre meus cansados ombros, rsrsrs, receber a carinhosa atenção de uma escritora muito criativa como você. Li sua entrevista no Inverno das Flores e gostei bastante de tudo o que disse. Confesso que fiquei bem curioso em ler o conto “Bride Hibrida” que está no Centauro Amarelo, infelizmente não consegui abrir o link, mas espero arrematar em breve, um exemplar de cada livro seu.
Bjos.

Anônimo disse...

Ah, Gil, que surpresa bonita! Você passou pelo meu site e viu minhas tentativas de escritora. Fico feliz, honrada e envergonhada rsrsrs. Você não conseguiu abrir o conto Bride Híbrida, pois há problemas nos links do meu site (nenhum deles abre). Meu antigo web designer não fez direito (era pessoa da família e estava fazendo na camaradagem, sabe como é) e ainda estou procurando outro para me ajudar. Vou ver como posso disponibilizar o texto.
Mas e você, tem algum livro editado? Beijos, Carol

GIL ROSZA disse...

Ainda não, mas o desejo é forte rsrs :)

MN disse...

terá...
ps: viciada em h2oh

Anônimo disse...

Também sou viciada em H2OH. Não troco por nada...
PS: Curioso que a verificação de palavras logo abaixo é "refra" rssrs